quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BALANÇO DA CAMPANHA ELEITOREIRA

Milhares de pessoas se lançaram rumo ao desconhecido, já que muitos dos nossos candidatos não sabiam ( ou continuam sem saber ) exatamente o que fariam caso fossem eleitos. Lamentavelmente, estes mesmos candidatos serão contemplados com milhares de votos.
Há candidatos para todos os gostos: jovens e bonitos, homens e mulheres, alguns personagens engraçados, alguns que mal conseguem falar ( por falta de tempo na TV ou por incapacidade ), aqueles muito bem articulados e prontos para angariar votos, e também aqueles que verdadeiramente desejam trabalhar em prol da população. E agora, como identificá-los?
Será que procuramos nos informar melhor a respeito de suas vidas, propostas e feitos, ou vamos continuar votando naqueles que pensamos que conhecemos mas nada sabemos dizer se algo nos for perguntado? Ou é mais fácil perguntar ao vizinho ou ao tio que tanto gostamos e deixar pra próxima eleição a nossa própria opinião? Concordo que essa é tarefa árdua, já que sem critérios justos e coerentes,milhares e milhares de candidatos-se amontoam na TV, nos cartazes espalhados por todo lugar, nos "santinhos" distribuídos nas ruas, nos carros de som, nas bandeiras tremulantes seguras pelas mãos daqueles que "engrossam" a renda familiar nessa época de eleição...Enfim, só no Estado do Rio são 1616 candidatos a Deputado Estadual, 801 a Deputado Federal, 11 a Senador, 9 a Governador...fora os suplentes e vices que acompanham fielmente seus candidatos e podem assumir o poder a qualquer instante.
Alguns dizem que somos um povo politizado ( aquele que tem consciência dos seus direitos e deveres políticos ), eu diria que ainda somos crianças a serem alfabetizadas, pois temos muito para aprender e fazer.
Bilhões de Reais foram gastos nessa Campanha Eleitoreira, visando o voto dos eleitores e não o bem da comunidade. Será necessário este absurdo de dinheiro desperdiçado em papel, cartazes, carros de som, gastos com pessoal para vigiar a propaganda nas ruas? Engolimos toda essa propaganda de goela abaixo e ainda ouvimos que tudo foi feito em benefício da população.
Espero que possamos criar critérios de campanha mais coerentes, sustentáveis e justos. Vou mais longe ainda, gostaria que candidatos a políticos fossem avaliados em concursos públicos, eliminados ou aprovados. Creio que aqueles que se propoe a servir ao povo, precisam estar mais preparados e fiscalizados, assim como todos os profissionais da rede pública, professores, defensores e promotores, médicos, e tantas pessoas de bem que merecem toda consideração e respeito. Espero que chegue o dia em que nós, povo brasileiro, teremos a felicidade de pendurar nas paredes de nossos Palácios os retratos de muitos " Políticos Padrões ".

2 comentários:

  1. Parabéns meu amor!Lindo seu texto sobre política.O resultado da campanha ta ai! O povo fez a sua escolha.Esperamos que seja a melhor para o Brasil, para o Estado do Rio e para a nossa Nova Friburgo.

    ResponderExcluir
  2. Apoio totalmente a ideia do concurso público. Seria como "filtrar" os interessados, permitindo a canditatura apenas dos mais preparados.

    ResponderExcluir